Qual a diferença entre poliamida e poliéster?
Poliamida e poliéster formam uma dupla bastante conhecida no universo fitness e moda praia. Mas, você sabe quais são as diferenças entre esses dois tecidos? Ainda que ambos sejam fabricados a partir de fibras sintéticas, a verdade é que cada um possui características bastante particulares. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você conheça um pouco mais sobre a poliamida e o poliéster e descubra qual deles é a opção mais indicada para cada caso.
Continue a leitura e saiba mais!
O que é poliamida?
A poliamida é o primeiro tecido sintético produzido pela indústria, por volta da década de 1930. Com um toque sedoso e macio – que é bastante próximo ao toque de seda – a poliamida apresenta uma série de vantagens, como:
- leveza e mais facilidade para lavar e secar;
- mais elasticidade, proporcionando uma maior liberdade de movimentos;
- baixa absorção de umidade, contribuindo para melhor transpiração;
- maior durabilidade em comparação às fibras naturais.
Outra característica interessante é a sensação “geladinha” do tecido, trazendo a impressão de frescor que é bastante vantajosa tanto nas roupas esportivas quanto em roupas íntimas.
E o que é poliéster?
O poliéster foi criado aproximadamente 20 anos depois da descoberta da poliamida — por volta de 1950 — e chegou ao mercado com um custo mais reduzido, sem perder a sua qualidade original.
Embora, ambos — poliamida e poliéster — apresentem facilidade na lavagem e um potencial de secagem rápida, com o passar do tempo fica cada vez mais difícil identificar em primeira mão a diferença entre os dois, já que as características dependem da composição e estrutura da base no momento de desenvolver o tecido.
Muitos deles podem apresentar diferença no toque, sendo mais firme e ter elasticidade levemente menor que a poliamida. Outras características que podemos considerar são:
- menos encolhimento;
- menor custo em comparação a poliamida;
- maior retenção de cor.
Mas, vale ressaltar que estas características dependem diretamente do processo do poliéster.
Poliamida e poliéster: qual escolher?
A resposta para essa pergunta é bastante simples: tudo depende do objetivo da sua coleção ou do seguimento de confecção.
A capacidade de retenção das cores das peças em poliéster, mesmo quando expostas ao sol e ao calor por períodos mais longos, faz com que o tecido seja uma boa escolha para a moda praia e para os consumidores que preferem roupas fitness com tonalidades mais intensas e vibrantes.
Na hora da compra, a dica é equilibrar o estilo favorito de sua marca com o conforto para encontrar o tipo de tecido que melhor combina com a coleção. E, para ajudar na sua decisão entre poliamida e poliéster, temos um convite especial para você: entre em contato com a Ramatex Têxtil para conhecer todas as nossas linhas de tecido!