Por que a moda praia brasileira é única?
Moda praia é mais uma daquelas coisas que o brasileiro faz como ninguém. Neste artigo, queremos discutir com você o sucesso dos biquínis brasileiros, famosos (e muito!) pela ousadia que mudou a história do segmento. Leia sobre a nossa habilidade de criar peças únicas que ditaram, e ainda ditam, a moda praia mundial.
A história do biquíni
O biquíni foi criado em 1946 pelo engenheiro automotivo e designer de roupas francês Louis Réard. Pois é, apesar de engenheiro automotivo, Réard precisou assumir a confecção de roupas de sua mãe naquele ano e acabou revolucionando a história da moda praia.
A estreia foi em 5 de julho de 1946, durante evento na Piscine Molitor, uma piscina popular em Paris. A modelo e stripper Micheline Bernardini foi a primeira mulher a aparecer em público utilizando um biquíni.
O nome, “bikini”, foi inspirado em uma ilha estadunidense que recebia testes de bomba atômica naquela mesma semana. Como só se falava nisso e a criação tinha tudo para chocar a sociedade, Louis achou que biquíni fosse um bom nome e assim batizou a peça. Antes da criação, o traje de banho feminino mais conhecido e utilizado era um versão do maiô que conhecemos hoje, só que com mais tecido e menos pele à mostra .
O biquíni passou a ser mais aceito pela sociedade a partir da década de 50, quando a peça começou a aparecer cada vez mais nas produções cinematográficas da época, o que impactou diretamente na popularização do traje.
A tropicalidade brasileira dita tendências
Embora o biquíni não seja uma invenção do nosso país, foi em nosso território que ele se tornou extremamente popular. O clima ajudou, a tropicalidade brasileira sempre foi um cenário favorável para o biquíni, mas a nossa criatividade precisa ser destacada.
Você sabia que na década de 60 o então Presidente da República, Jânio Quadros, proibiu o uso da peça aqui no nosso território? O motivo seria “indecência”. O mesmo só voltou a ser aceito nas praias na década de 70.
E foi justamente na década de 1970, nas praias cariocas, que o biquíni ganhou uma versão mais cavada, de cintura baixa, chamado “tanga”. Foi a primeira “adaptação” brasileira para a peça. Em 1980 a peça ganhou outros formatos como o asa-delta, o de lacinho nas laterais e o famoso cortininha. Mas o melhor ainda estava por vir!
Biquíni fio-dental, o “biquíni brasileiro”
O biquíni fio-dental foi criado por Alcindo Pereira, dono da primeira grife de moda praia com uma loja voltada exclusivamente para a venda de biquínis no nosso país. A criação é reconhecida por ter pouco tecido e deixar uma marquinha fininha do bronze do corpo. Logo virou uma febre nacional e mundial, ficando famoso como o “biquíni brasileiro”.
O futuro da moda praia no Brasil
Alguns estudos apontam que o segmento deve crescer 6% até 2026. Na prática, isso significa que é a sua vez de produzir e se beneficiar desse boom. Se está pensando em investir, chegou a hora! Pesquisadores e jornalistas já identificam uma mudança no biquíni brasileiro. Ele está aumentando? Clique aqui e leia alguns insights publicados na Revista Gama sobre o futuro deste item icônico.
E então, gostou do nosso conteúdo. Esperamos ter te inspirado para criações incríveis, que mostrem ao mundo a habilidade brasileira para produção de moda praia. Compartilhe com seus contatos e leia mais textos como este no blog da Ramatex.
Até a próxima!