Blog

// Blog

Roupas para ciclismo – quais peças criar para sua confecção

Roupas para ciclismo – quais peças criar para sua confecção

Está enganado quem pensa que roupa de ciclismo se resume em bermuda e camiseta. São tantas peças e acessórios utilizados pelos praticantes do esporte que é de se surpreender. Por isso, separamos aqui algumas das diversas peças que podem ser desenvolvidas pela sua confecção. Por ser um esporte praticado ao ar livre, a roupa para andar de bike vai além do estilo, é preciso que ela forneça proteção e, ao mesmo tempo, ajude na execução da atividade. Dentre algumas das dificuldades enfrentadas pelo atleta estão o sol e o atrito, para entregar a proteção contra elas é necessário utilizar tecidos com tecnologias específicas em cada peça. Confira algumas roupas para pedalar:

Camisa

Começando pelo básico, as camisas utilizadas pelos ciclistas possuem características específicas e se diferenciam das que são voltadas para outros esportes. Um ponto importante para se pensar na hora de desenvolver a peça é que ela não deve sair do lugar, ou seja, que a camisa não fique subindo enquanto a pessoa pedala. Entre os diversos modelos possíveis, existem dois básicos. Tem o que é mais justo ao corpo, como uma segunda pele, que entrega conforto, mobilidade e ajuda na aerodinâmica, diminuindo o atrito com o vento. Já o outro modelo também é justo, mas é um pouco mais solto e possui um elástico na cintura que mantém a peça no lugar. Essa última opção, além do conforto, também traz praticidade ao atleta com a existência de bolsos nas costas para carregar o essencial durante o exercício. Independente do modelo, todas as camisas para pedalar precisam ter tecnologias que auxiliem na prática do exercício, ou seja, elas têm que ser transpiráveis. Além disso, se destacam as peças que também fornecem ao atleta proteção UV.

Bermudas

Assim como as camisas, as bermudas também devem ser justas ao corpo. Lembre-se que é um esporte de alta movimentação e que durante a prática o atleta fica com ambas as mãos ocupadas no guidão. Por isso, a roupa de ciclismo não pode precisar de ajustes ao longo da prática. Outro diferencial das bermudas são os forros. Eles são responsáveis em proteger o atleta contra o atrito. Para isso, é recomendado a utilização de tecidos de maior densidade, além da utilização de forros reforçados para a região que fica em contato direto com o selim. Quando se pensa em bermuda para pedalar, a necessidade de ser justa ao corpo também tem outra razão. Ao longo do exercício o atleta muitas vezes se levanta e peças mais soltas podem enroscar na bicicleta, até mesmo ao longo das pedaladas.

Bretelles

Os bretelles são aquelas peças parecidas com as bermudas, mas que possuem alças que são colocadas nos ombros. Esse tipo de peça torna a prática do exercício mais confortável, isso porque as alças substituem o elástico da cintura, não apertando o corpo, e garantem que ela não desça. Assim como as bermudas, os bretelles devem ser justos ao corpo, com tecidos transpiráveis e mais densos para proteger contra o atrito. Eles estão entre os mais queridos dentre as roupas para pedalar.

Corta-vento, bandana e muito mais

A gama de roupa de ciclismo é grande e aumenta conforme o nível do atleta. Corta-vento, bandanas, luvas, manguito e pernito são algumas das peças que compõem o guarda-roupa do ciclista. Seja para proteger contra o vento, o frio ou o atrito, todas elas auxiliam na prática do exercício e precisam ser feitas com tecidos que oferecem a tecnologia certa. As bandanas são muito úteis na hora de proteger contra o sol e o suor, por isso precisam ser feitas com tecidos com proteção UV e transpiráveis. Já os manguitos e pernitos são utilizados pelos atletas que começam o exercício no início da manhã, quando a temperatura é mais baixa, e precisam da praticidade de poder retirar a peça quando o corpo começa a esquentar.

Foque no tecido

Roupas para ciclismo - quais peças criar para sua confecção Como vimos, existem diferentes tipos e modelos de roupa para andar de bike, mas todas têm em comum a necessidade de tecidos tecnológicos, como os desenvolvidos pela Ramatex. Para os ciclistas, não adianta desenvolver uma peça bonita e não fornecer a proteção necessária para a prática do exercício. Busque a tecnologia certa para a roupa de ciclismo entrando em contato com a Ramatex, ou fale com um representante, que irá auxiliar na escolha ideal para cada peça.

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: